Um Projeto ítalo-brasileiro de Sustentabilidade e a Indústria da Moda “verde”

Um Projeto ítalo-brasileiro de Sustentabilidade e a Indústria da Moda “verde”

Um Projeto ítalo-brasileiro de Sustentabilidade e a Indústria da Moda “verde”

A Itália e o Brasil montaram uma iniciativa arrojada na conservação da biodiversidade e inclusão social na área têxtil  dentro das iniciativas de cooperação promovidas pelo Ministério Italiano do Ambiente por ocasião da Rio+20, a cúpula mundial do desenvolvimento sustentável; o Ministro Corrado Clini junto ao instituto E/Osklen, Forum das Américas e a Associação Brasileira da Indústria Têxtil, no decorrer da Semana de Moda em São Paulo, debateram os resultados do inovador projeto ítalo-brasileiro que avalia o “impacto social, ambiental e de carbono” de seis produtos Osklen feitos em e-tecidos e materiais sustentáveis: algodão orgânico e natural, algodão reciclado e PET, couro de pirarucu, eco juta e seda orgânica.

Especialistas dos dois países estudaram o Brasil de Norte a Sul, a cadeia de abastecimento de cada um destes seis produtos desde a fonte de matérias-primas até os produtos finais, e enfrentaram problemas complexos, nas regiões mais pobres do planeta, entre o crescimento econômico, a proteção do meio ambiente e as condições de trabalho.

O objetivo desta iniciativa foi fornecer modelos sustentáveis, fortalecer iniciativas sociais e avaliar as emissões de gases de efeito estufa, bem como identificar possíveis medidas para minimizar os impactos ambientais. Os resultados indicaram que milhares de trabalhadores serão beneficiados por estes processos sustentáveis melhorando a qualidade de vida e preservando as florestas, patrimônio mundial.

Trata-se do primeiro projeto desse tipo, um modelo a ser seguido na indústria têxtil nos países em desenvolvimento, onde foram avaliados os impactos sociais e ambientais do setor têxtil, indústria que fornece trabalho a mais de 30 milhões de pessoas nos países em desenvolvimento e que contribui significativamente para o esgotamento do solo e o consumo de água e energia, com um impacto ecológico e as emissões de gases (carbon footprinting ) entre as mais relevantes da indústria manufatureira.

O projeto foi lançado por ocasião do acordo de cooperação ambiental entre a Itália e o Brasil em 2004 e representa uma nova etapa da parceria entre os dois países para o desenvolvimento sustentável, neste ano de 2012.

Precisa de uma tradução de Italiano?

A Infinity é uma empresa de tradução focada tanto em tradução de italiano quanto de Inglês Espanhol

Oferecemos traduções com excelente qualidade feitas por tradutores nativos ou por tradutores brasileiros com experiência e conhecimento comprovado e excelente conhecimento de Português. Se você deseja uma tradução que pareça ter sido originalmente escrita na língua alvo, contrate os serviços da Infinity Tradução!

Peça um orçamento grátis agora!


Federico Morato
Federico Morato

Engenheiro industrial e consultor de negócios apaixonado por empreendedorismo, idiomas e Brasil. Após dois anos no Brasil, cria a Infinity Tradução para ajudar as empresas brasileiras em expandir seus negócios no exterior. Nordestino de coração, fala fluentemente quatro idiomas e ama os ritmos axé e forró.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *