A importância de o tradutor conhecer bem a língua para a qual traduz

A importância de o tradutor conhecer bem a língua para a qual traduz

A importância de o tradutor conhecer bem a língua para a qual traduz

Uma das competências fundamentais do tradutor é conhecer bem as línguas que traduz, mas principalmente conhecer bem a língua para a qual traduz, isto é, a língua de chegada.

O tradutor, como transmissor de conhecimento e cultura, tem a responsabilidade não somente perante o autor, mas também perante a obra e o leitor, de zelar pela qualidade da tradução e isso implica não apenas o conhecimento linguístico que abarca a gramática, semântica, sintaxe, regência, concordância, ortografia e pontuação; como também o conhecimento da cultura, dos costumes, da literatura, das expressões populares, dos trocadilhos, dos regionalismos, da etimologia e da idiossincrasia da língua para a qual traduz.

E como se adquire esse conhecimento profundo da língua para a qual se traduz? Eu diria que através de muito estudo, leitura e observação. O bom tradutor está em constante formação, ele não sabe tudo, mas desconfia de tudo. A principal qualidade do tradutor deve ser a desconfiança, somente assim ele será capaz de superar as armadilhas da língua.

O conhecimento profundo da língua de chegada permitirá uma tradução coesa, coerente e fluente, capaz de fazer o leitor acreditar que o texto foi originalmente escrito nessa língua.

Uma expressiva imagem utilizada por Millôr Fernandes era a de que traduzir não é “empalhar a borboleta”, ou seja: a borboleta que voa em inglês, alemão ou norueguês, deve voar em português com igual vivacidade.

Você é interessado em um serviço de tradução?

A Infinity é uma empresa de tradução que fornece serviços de tradução de textos, tradução técnica  e tradução geral.  Nossos tradutores realizam um serviço de tradução de InglêsEspanholItaliano e outros idiomas.

Nossa equipe é formada por tradutores nativos com excelente conhecimento de Português ou por tradutores brasileiros com conhecimento comprovado e certificado no idioma de destino.

Peça um orçamento grátis agora!


Federico Morato
Federico Morato

Engenheiro industrial e consultor de negócios apaixonado por empreendedorismo, idiomas e Brasil. Após dois anos no Brasil, cria a Infinity Tradução para ajudar as empresas brasileiras em expandir seus negócios no exterior. Nordestino de coração, fala fluentemente quatro idiomas e ama os ritmos axé e forró.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *